quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Onde cultuar?

João 4:20 Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.
21 Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.

23 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.



Quase todos os cristãos que encontro me fazem a mesma pergunta rotineira "qual sua igreja?".
Minha resposta sempre é a mesma "sou da Igreja de Cristo, e me reuno semanalmente com amigos em um lar"!
Não é estranho eu ouvir dessas pessoas coisas do tipo "hã?"; ou "como? não entendi..."; ou "como que é isso?".
Como se fosse um bicho de 7 cabeças, ou uma nova doutrina, ou apenas uma pergunta já feita com ar de absurdo.
Não é difícil me parecer como um marginalizado da fé, um vagabundo espiritual sem comunhão com Cristo e sua Igreja.
As pessoas logo me convidam para seus cultos rotineiros e práticas litúrgicas, sempre me dizendo: "aparece lá no domingo, as 19hs, no templo tal, endereço tal".
Não posso deixar de me lembrar da conversa que Cristo teve com a mulher samaritana e de sua pergunta "qual o lugar que devemos prestar culto?"
Prontamente, as palavras de Jesus me aliviam em relação a isso: "nem nesse monte, nem em Jerusalém, os adoradores do meu pai adorarão a ele em espírito e em verdade"
Conhecemos tão bem esse texto, e o usamos rotineiramente, mas não analisamos ele em espírito e em verdade.
O Senhor da Igreja nunca estipulou lugar, e muito menos padrão, não designou senhorios em sua casa, não judaizou o culto ao Deus que habita em nós e não em templos feitos por mãos de homens.
A ÚNICA instrução do mestre foi "em espírito e em verdade", qualquer outra além dessa pode acabar afetando a vontade do Pai.
Pense nisso.

3 comentários:

Unknown disse...

Eh... quem tenta ser como Jesus disse, fazer as coisas como ele disse que deveriam ser feitas (por masi simples que sejam) passa por cristão utópico (sim, eu já ouvi isso da boca de pastores q pregam os ensinamentos de Jesus SABENDO QUE NÃO O FARÃO). è uma triste realidade... =/

DOG disse...

Muito bom amigo!!

Que Deus te abençoe a cada dia mais.

Aki eu add seu Blog lá no meu, depois Add ai tbm!

www.porquetudoearte.blogspot.com

Abraços!

Ap@ixOn@d@TS3 disse...

Agora entendo vc! Sabe realmente o q estou sentindo e sabe como me ajudar. Gostei do seu blog e q Deus em o nome de Jesus te abençoe e q vc nunca deixe de ser servo, vc é benção
e amigo agora te considero. Obrigada.